quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Livro gratuito: Programação Delphi passo a passo

Olá! Resolvi postar aqui de graça um livro que escrevi em 2007 sobre programação usando Delphi.

Download 1: https://mega.co.nz/#!GMF0CbaC!5Q8yqkRWgqYuzQKNme-zcE94jfyy7-cIUlVYwq10ss8 2,24MB

Dúvidas, sugestões ou correções? entre em contato.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Minha Desktop

Hoje resolvi postar minha atual desktop, estou usando resolução de 1600x900 no formato widescreen.


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

COMO O CÉREBRO APRENDE

A medicina vem desenvolvendo inúmeros progressos trazendo à luz cada vez mais o entendimento dos processos associados ao funcionamento do cérebro humano. Hoje temos conhecimentos fantásticos nesta área nos mostrando detalhadamente os processos químicos e fisiológicos através dos quais as informações são trocadas e armazenadas no cérebro se projetando através dos dendritos e sinapses nas extremidades dos neurônios.

No entanto apenas estudos práticos e experimentais comprovam a influência profunda da intensidade emocional associada ao registro do acontecimento, na formação do perfil comportamental do indivíduo, determinando toda uma maneira específica deste agir e reagir pelo resto da vida a acontecimentos semelhantes ao já ocorrido. Quanto mais intensa a emoção associada ao acontecimento, mais intenso o registro, ou memória emocional associada, podendo gerar trauma, influenciar na identidade de uma pessoa, em seus valores e suas crenças.

No processo de gravação de informações no cérebro dois fatores são determinantes; o nível de intensidade emocional e as imagens associadas ao fato.

Vamos supor o exemplo de uma criança tagarelando incansavelmente e insistentemente até que o pai perde a paciência a repreende de forma irada. A criança assimila um "CALA A BOCA" associado a uma forte descarga emocional, onde a fisiologia alterada pela ira e a linguagem em tom de voz alterado do pai dão origem a uma imagem amplificada e distorcida da situação real. Naquele momento a criança passa a ver o pai como um monstro ou um carrasco que irá prejudicá-la. Instantaneamente surgem ligações neurais gravando no cérebro da criança uma associação desagradável entre se expressar e a repreensão recebida, pois esta combinação deu origem a emoções de medo, raiva e tristeza.Esta referência emocional passará a ser determinante no comportamento da criança levando-a a agir de forma a evitar desde então, se envolver em situação semelhante pelo resto da vida, evitando assim aquele sentimento desagradável vindo da repreensão.

Este fato pode ser a origem de uma crença na vida desta criança, a crença que esta não tem habilidade para falar e se expressar em público. Vamos supor que num futuro próximo esta vai para a escola e então o professor pede para ler um texto. Como já havia um registro emocional limitante, ocorre uma reação inconsciente para mantê-la afastada da exposição pública. Entra em ação seu sistema de preservação inconsciente, alterando a fisiologia e preparando a pessoa para fugir da situação. Isto ocorre através da descarga de adrenalina no organismo, fazendo o coração pulsar e o sangue circular mais intensamente, tornando sua pele avermelhada, fazendo suas pernas ficarem bambas e sua voz trêmula. Esta não podendo fugir e queimar toda esta adrenalina se lança de forma forçada a novamente se expor e novamente esta criança associa ao fato de se expor a um sentimento desagradável das emoções de medo da repreensão do professor e medo da reação dos colegas. Isto dá origem a uma imagem interior emotizada do insucesso que invariavelmente acaba ocorrendo.

Somos atraídos a realizar o que criamos em nossa mente através de imagens emotizadas. Uma vez confirmado o fato, esta associa a tristeza e a raiva de ter passado pelo ridículo e novamente o registro emocional da exposição pública associado ao desconforto emocional é intensificado.

Na próxima oportunidade que surgir na vida desta pessoa de se expor, novamente essas memórias do passado irão assombrá-la gerando imagens internas emotizadas pelo medo, raiva, tristeza que infalivelmente irá levá-la ao fracasso.

E quantas vezes nos deparamos com comportamentos limitantes onde o medo de ambiente fechado leva pessoas a terem pavor de aviões, elevadores, salas fechadas, síndrome do pânico de lugares altos, de algum tipo de inseto ou bicho, onde invariavelmente estes comportamentos têm suas raízes em fatos e acontecimentos que marcaram com grande intensidade emocional esta pessoa, principalmente até seus 14 anos quando todo o processo de aprendizagem emocional está ocorrendo em grande velocidade. A simples imaginação da situação é suficiente para a pessoa experimentar todo o desconforto e os sentimentos associados e que um dia deu origem à memória emocional, pois o cérebro não distingue o fato real do fato imaginado. Quantas vezes nos emocionamos diante de uma projeção de cinema que sabemos consciente e racionalmente não se tratar de um fato verídico, e mesmo assistindo ao filme novamente, somos mais uma vez envolvidos e nos emocionamos, não é mesmo?

O auto conhecimento é um processo intenso de auto descoberta, de poder acessar novamente de forma consciente estes registros do passado, então utilizando essa capacidade da mente inconsciente de não distinguir um fato real de um imaginado, poder ressignificar estes fatos origens de comportamentos indesejados, dando-lhes um outro significado e diminuindo a intensidade emocional negativa através da qual foram gerados.

Somente através de técnicas especializadas, utilizando alta tecnologia em reestruturação emocional e comportamental a pessoa poderá de forma rápida acessar este mundo maravilhoso interior e torná-lo claro e fértil onde então poderá semear com determinação e certeza seus objetivos e metas.

Fonte: http://www.opendreams.com.br/noticias.php?id=11

ANSIEDADE, DESÂNIMO E ESTRESSE e suas causas.

Um dos sentimentos que mais atormenta as pessoas na atualidade é a ansiedade. 
Mas afinal de contas, o que é ansiedade, como ela surge, quais seus sintomas?


Dizemos estar ansiosos quando ficamos na expectativa de algo que irá acontecer, onde é necessária a nossa ação ou um fato onde de alguma forma estaremos envolvidos.
A ansiedade surge como resultado da falta de controle das situações, é quando vem o sentimento de incapacidade em conquistar algo no tempo que gostaríamos que acontecesse.

A distância temporal entre o desejado e a sua realização gera a expectativa, a curiosidade e a natural ação da mente em gerar uma pressão interna para agirmos mais rapidamente para saciar essa vontade de conquista do desejado. Começa então um processo de esforço descontrolado para a busca da realização acelerada do que se deseja, muitas vezes gerando o estresse físico e mental.

Ao mesmo tempo em que esse sentimento gera a ansiedade e o conseqüente esforço descontrolado para sua conquista, também vai dando origem ao desânimo quando julgamos que os resultados almejados não são proporcionais; então diminuímos a intensidade das ações, deixamos tudo para depois, priorizamos outras coisas com resultados imediatos e deixamos de cultivar nossos maiores sonhos.
Para prevenir esta auto-sabotagem é necessário entender uma característica intrínseca à mente humana de não reconhecer a dimensão do tempo e de não distinguir a diferença entre a realidade e a imagem mental criada.

Por exemplo, se você começar a pensar numa picanha dobrada no espeto em forma de meia lua, com a gordurinha do lado de fora, assada no ponto que mais lhe agrada, imagine esta picanha tendo acabado de sair do braseiro. Imagine então você cortando uma pequena fatia dessa picanha levando-a até a boca, mastigando vagarosamente, sentindo seu sabor, sua maciez...
Talvez sua boca neste momento esteja salivando. Perceba que não existe nenhuma picanha próxima a você, no entanto seus sentimentos são criados pela realidade criada pela sua mente e não pela realidade presente.


Este conceito é fundamental para evitar o estresse gerado pelo pré-conceito, pelo julgamento precipitado e pelas discussões oriundas de pontos de vista (imagens mentais) divergentes entre pessoas. Perceba que se alguém tem uma opinião diferente, houve uma estratégia mental e toda a criação de uma realidade particular para chegar a tal divergência. 
Para evitar o estresse criado mentalmente pelo silêncio ou a discussão causada pela ansiedade em querer impor sua própria imagem mental (opinião) como verdade absoluta, devemos empenhar esforço em fazer perguntas que ajudem o interlocutor a expor detalhes não verbalizados de seu mundo interior.

O próximo passo é OUVIR com toda atenção e buscar entender a estratégia mental e os fatores que levaram o outro a formar a opinião diferente.
Perguntas do tipo: “O que te levou a tal conclusão?”, “O que especificamente você quer dizer...?”, “Pode me explicar como chegou a tal decisão?”, irão estimular a mente a expor de forma clara e ordenada o caminho para chegar ao resultado da afirmação ou opinião divergente.



Dessa forma minimizamos a ansiedade gerada pela expectativa criada pelas nossas pré-suposições sobre coisas que talvez nunca aconteçam e o estresse gerado em discussões sobre opiniões divergentes, onde no calor da discussão um não ouve o outro
e ambos ficam presos apenas às suas próprias opiniões já pré-concebidas.

Outra causa do estresse e desânimo é a recordação de situações desagradáveis. Nesse caso, a atenção fica fixa no passado onde não temos o poder de agir e mudar.  Quantas vezes desejamos que o tempo voltasse e assim tivéssemos outra chance de agir de forma diferente para experimentar no presente resultados diferentes. 
Esse FOCO em lamentar as ações do passado, muitas vezes é um causador de desânimo se nos permitirmos sentir tristes e fracassados por resultados desagradáveis no presente. O que fazer? MUDAR O FOCO! Devemos fazer perguntas que estimulem a mente a tirar dos acontecimentos os aprendizados; assim, assumiremos o controle de nossas ações no presente evitando a repetição de resultados desagradáveis no futuro.


Perceba, o PRESENTE é o único tempo que nos pertence e onde podemos agir sem estresse e sem ansiedade.
Percebamos que tanto a ANSIEDADE por tudo o que irá acontecer no FUTURO e a tristeza e DESÂNIMO por fatos do PASSADO, ocupam nossa mente e tira a energia
e força para vivermos esse PRESENTE maravilhoso.
Observe que apenas no PRESENTE temos a possibilidade de viver, tomar nossas decisões e plantar as sementes dos resultados que desejamos no futuro.

Talvez uma das palavras mais bem escolhidas para representar o tempo onde estamos no controle e podemos agir – PRESENTE – Logo, aproveitemos esse legítimo presente do Criador que nos permite dia-a-dia viver e plantar as sementes dos frutos do futuro; algumas irão crescer rapidamente, outras demoram um pouco mais, alguns frutos serão doces, outros amargos, mas tudo o que se planta, se colhe!
Se os frutos do presente não são os mais saborosos, que tal plantar outras sementes hoje, para uma colheita mais doce no FUTURO?


Fonte: http://www.opendreams.com.br/noticias.php?id=33

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Wallpapers

Desde algum tempo venho guardando vários wallpapers q peguei na internet, hoje resolvi postar alguns aqui dos q achei mais legais...